segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O Burro de Ouro

Foi recentemente editada pela Cotovia a tradução da obra de Apuleio O Burro de Ouro [Asinus Aureus], realizada por Delfim Leão, membro docente do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Coimbra.

O Burro de Ouro, também conhecido pelo título Metamorfoses, e escrito entre o ano 160 e 170 d. C., constitui simultaneamente uma aventura erótica, uma comédia romântica e uma fábula religiosa, com um toque muito moderno: as imagens de Apuleio mantêm a sua vitalidade desde há quase 2000 anos, não perdendo nada na sua cor e magia.

O romance conta a história de um jovem de nome Lúcio, cuja curiosidade pela magia resulta inadvertidamente na sua transformação em burro. Entre as aventuras que Lúcio vive na condição asinina até ao fim do seu suplício por intermédio da deusa Ísis, outras histórias se incluem na narrativa principal, sendo a mais famosa a de Cupido e Psique.

Inserindo num mundo simultaneamente real e imaginário uma alegoria do sofrimento humano e da transformação do Homem num ser melhor, O Burro de Ouro constitui uma das obras paradigmáticas da Antiguidade. Um romance verdadeiramente encantador.

Sem comentários: